segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Efeito de estufa

Numa altura em que o ambiente e as preocupações ambientais foram elevadas à categoria de prémio Nobel este ano, pouca gente tem falado no contributo nocivo dos captadores solares de energia térmica naquele que é o seu contributo para o efeito de estufa no planeta.

Com efeito, os paineis dos captadores solares refletem a energia da radiação solar, concentrando-a: esse efeito contribui para aumentar o efeito de estufa do planeta. A título de exemplo, se existe uma temperatura de 100 watts em cima de 1 m2 de telhado de uma casa e se estão 700 watts concentrados num captador de radiação solar térmica, estamos a reflectir para a atmosfera 7 vezes o valor de que somos receptores.


Porque continuamos a dar o nosso contributo para o desenvolvimento e inovação de geradores energéticos por captação de energia solar térmica directa?

Assumimos, de facto, que é melhor a captação da radiação solar térmica de forma indirecta como a mais amiga do ambiente e a que menos contribui para aumentar o efeito de estufa; porém, é melhor esta forma de energia que a produzida pelo uso e transformação das energias fósseis ou de uma caldeira.

Sem comentários:

Subscribe this



Social BookmarkAdd to Google Reader or Homepage